Inicial
  O Conselho
  Terapias Alternativas
  Glossário
  Filiação
  Membros
  Cursos e Palestras
  Artigos
  Legislação
  Notícias
  Contato


Preencha seu e-mail e receba informativos do Conselho Holístico:
Email:

 

 

 

 
 

AS CORES NO LAR

Os efeitos poderosos das cores são conhecidos há milhares de anos. Seres humanos primitivos utilizavam as cores para se proteger do mal e aumentar a sorte e a virilidade. Os antigos chineses usavam as cores como símbolos e para representarem as estações. O verde simboliza a madeira, e representa a primavera. O vermelho simboliza o fogo e representa o verão. O amarelo e o laranja representam o sol lançando seus raios cálidos sobre a Terra, eles representam o fim do verão. O branco simboliza o metal, e representa também o outono. O azul simboliza a água e o inverno.
As cores exercem sobre nó efeitos positivos ou negativos. Faber Birren psicólogo especializado em cores, relata que pessoas normais tendem a apontar qualidades favoráveis nas diferentes cores, mas os neuróticos são mais propensos a notar o que é desfavorável.
Todos nós reagimos à cor, quer estejamos conscientes disso ou não. Imagine dormir num quarto vermelho sangue ou cozinhar uma refeição em uma cozinha preta como piche. As cores conferem um certo clima ao aposento. Algumas cores nos estimulam, outras nos irritam, enquanto outras nos acalmam. Fez-se uma experiência interessante há alguns anos, quando prisioneiros foram colocados em celas pintadas de rosa. Essa cor exauriu a agressão dos internos, e eles se tornaram prisioneiros modelo. Como essa experiência mostra, a cor pode causar efeitos radicais, por isso, precisamos ter cuidado ao escolhermos e utilizarmos as cores.
No feng shui, as cores controlam a quantidade de luz e a refletem. A combinação de cor e luz deve proporcionar as melhores condições possíveis para se viver, é melhor escolher seu esquema de cores nos próprios aposentos, já que o tom das cores costuma mudar quando visto sob uma luz diferente. As luzes quentes, por exemplo, fazem com que as cores quentes fiquem ainda mais quentes, enquanto que com as luzes frias acontece o oposto.
Convém, naturalmente, que você tenha em sua casa, as cores que se relacionam com o seu elemento e com o das pessoas que moram com você. No entanto, você também deve ter uma variedade de outras cores, simplesmente pelo fato de gostar delas. Cuidado, porém com as cores que se opõem uma às outras. Por exemplo, muito vermelho não seria uma boa escolha se você pertence ao elemento água, pois fogo e água não se harmonizam.

 

 

| página inicial | voltar

 

 

 
 
inicial     conselho    terapias     glossário     cursos e palestras     filiação     notícias      contato
Copyright 2007 conselhoholisticopr.com.br, Todos os Direitos Reservados ®
Desenvolvido por Fatcho