Inicial
  O Conselho
  Terapias Alternativas
  Glossário
  Filiação
  Membros
  Cursos e Palestras
  Artigos
  Legislação
  Notícias
  Contato


Preencha seu e-mail e receba informativos do Conselho Holístico:
Email:

 

 

 

 
 

MANDALA - A SABEDORIA TIBETANA

Desenvolvida há milênios pelos monges tibetanos, as Mandalas são instrumentos de meditação e relaxamento, que trazem consigo uma finalidade essencialmente prática: conduzem ao crescimento espiritual e ao autoconhecimento.
As Mandalas são imagens circulares usadas pelos povos orientais para expressar, por meio de desenhos, a experiência humana de contato com a Energia Divina.
Nelas estão expressas as relações entre o homem e o cosmo, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que está por trás delas. A palavra Mandala vem do sânscrito e significa círculo.
Entre os povos que deram início a este tipo de meditação, atribui-se à Mandala a característica de representar graficamente o ritmo, o movimento e a harmonia que regem todo o universo, inclusive a natureza e o próprio homem.

Para os Hindus, a Mandala representa a mente humana equilibrada. Por esta razão, meditar com o auxílio deste instrumento pode reordenar os processos mentais, trazendo soluções para conflitos sobre os quais nem mesmo conseguimos racionar em outras palavras, mesmo sem que se saiba a causa de uma determinada perturbação, o uso da Mandala pode resolver o problema.
Os Tibetanos usam as Mandalas para superar os limites da mente, penetrando em dimensões mais profundas do ser e buscando encontrar seu próprio centro. Desta maneira uma Mandala pode funcionar como uma porta para mantermos contato com aspectos desconhecidos do nosso ser, fazendo brotar a energia espiritual que está conosco e com todos os seres em que pulsa a vida. Seu uso diário abre as portas da percepção, fazendo com que você entenda que é uma parte pequena, mas importante, do universo a sua volta.
São os Nepaleses, no entanto, que nos dizem que quando olhamos para uma Mandala, estamos olhando para nós mesmos. Dizem ainda que nós somos uma Mandala. Para quem duvide desta afirmação, basta olhar atentamente a íris do próprio olho para constatar a existência da mais perfeita Mandala natural.
No próximo artigo, vamos falar um pouco mais sobre o real significado da Mandala e como ela pode lhe ajudar em seu crescimento interior.

 

| página inicial | voltar

 

 

 
 
inicial     conselho    terapias     glossário     cursos e palestras     filiação     notícias      contato
Copyright 2007 conselhoholisticopr.com.br, Todos os Direitos Reservados ®
Desenvolvido por Fatcho