Inicial
  O Conselho
  Terapias Alternativas
  Glossário
  Filiação
  Membros
  Cursos e Palestras
  Artigos
  Legislação
  Notícias
  Contato


Preencha seu e-mail e receba informativos do Conselho Holístico:
Email:

 

 

 

 
 

Massagem Terapêutica 

Você tem um problema de saúde? Espere deitada por melhoras. Novas evidências mostram que ter o corpo tocado corretamente,  pode ajudar no tratamento de Aids à dor de cabeça. 

Hoje a massagem não é mais somente um passatempo de dondocas, que podem dedicar horas ao relaxamento e ao prazer. Ela é largamente difundida como um verdadeiro tratamento auxiliar da medicina. Nos Estados Unidos, os hospitais estão usando a massagem em pacientes com câncer, asma, infertilidade, doenças cardíacas, diabetes, Aids, entre outras. No Brasil é usada para ajudar pacientes estressados, com úlcera, asma, artrite e no caso de pessoas com problemas cardíacos, que precisam mais do que ninguém, relaxar para aliviar a tensão do dia a dia. 

Mas, é na recuperação de pacientes que passaram por cirurgias ou sofreram acidentes e estão há muito tempo deitados numa cama, que a massagem vem desempenhando papel fundamental. Ela melhora a circulação do sangue, evitando que mãos e pés fiquem inchados, que as articulações enrijeçam e os músculos atrofiem. A massagem também traz um elemento novo, cada vez mais valorizado pela medicina moderna, que considera o "calor humano" parte importante no tratamento do doente, principalmente aqueles que sofrem de doenças graves, como câncer e Aids, e,  muitas vezes se sentem muito sozinhos. 

Idosos, mulheres grávidas e também crianças e bebês, podem se beneficiar da massagem. 

A Massagem como medicina vem desde os tempos da China antiga, quando muitas doenças eram tratadas pelas mãos do massagista. Hoje, há vários tipos de massagens com técnicas desenvolvidas tanto no Oriente como no Ocidente. Vamos aqui, falar sobre algumas delas:

1) Do In e Shiatsu: muito mais que um simples toque

Para falar de massagem temos que falar antes de tudo do TAO, pois ele representa: o Equilíbrio entre duas forças existentes em tudo no Universo: o Yin e o Yang. Apesar dessas forças estarem em polos opostos, elas são interdependentes e intertransformativas, ou seja, uma depende da outra, assim como com o fortalecimento de uma temos o enfraquecimento da outra (e vice-versa), onde, combinadas, vão formar a energia (Ki) manifestada em todas as coisas na pulsação do Universo.

Qualquer coisa que tire o Homem do seu ponto de equilíbrio (saúde), deve ser considerada como uma doença. Toda doença tem uma causa. Ao eliminar-se a causa, elimina-se também a doença.

Na China percebeu-se que a Energia que movimenta o Universo (Ki), e que portanto está em todas as coisas, deveria ser estudada melhor no caso do Homem. E assim foi, descobrindo-se que sob a pele do Corpo há uma série de condutores, como se fossem fios de uma rede elétrica, onde corre por ali a energia (Ki). A esses condutores deu-se o nome de Meridianos. Ao se aprofundar nos estudos percebeu-se que cada meridiano estava ligado a um órgão ou sistema do corpo, e que cada um, na conformidade do Universo, possuía sua característica Yin ou Yang, conforme abaixo:
 

MERIDIANOS PRINCIPAIS
YIN
YANG
P - pulmão IG - intestino grosso
BP - baço-pâncreas E - estômago
C - coração ID - intestino delgado
R - rins B – bexiga
F - fígado VB - vesícula biliar
CS - circulação sexo TA - triplo aquecedor
MERIDIANOS EXTRAS
VC - Vaso da Concepção VG - Vaso Governador

Além da característica de cada meridiano descobriu-se que ao longo do seu trajeto, haviam pontos específicos que cuidavam de órgãos e sistemas do corpo. E, finalmente, percebeu-se que esses pontos, quando pressionados de maneira adequada poderiam diminuir ou aumentar a quantidade de energia, ou Ki, ali concentrada, justamente a fim de restabelecer o equilíbrio do corpo. Bem, essa pressão poderia ser feita pelos dedos, mãos, pés, agulhas, etc.. E assim temos o que faz o Do-In e o Shiatsu, com a diferença de que no primeiro há uma espécie de auto-pressão, ou seja, no Do-In é a própria pessoa que auto-aplica a massagem, enquanto que no Shiatsu há necessidade de uma outra pessoa, principalmente porque existem manobras impossíveis de se realizar sozinho. 

Há um outro aspecto em tudo: ao mesmo tempo em que se pressiona um ponto, e se sente que há um desequilíbrio energético ali, indiretamente se sabe que o órgão correspondente ao local pressionado, está igualmente trabalhando em desequilíbrio, e isso, ao longo do tempo, e desde que não tratado, pode se manifestar através daquilo que conhecemos por doença.

Dessa maneira pode-se trabalhar de maneira preventiva, bem antes que a doença se manifeste mais gravemente no físico.

Como se descobriu um vínculo emocional causador desse desequilíbrio no órgão ou sistema afetados, sabe-se, através dos pontos em desequilíbrio, que a conduta emocional da pessoa tratada deve ser alterada para essa ou aquela maneira para se corrigir o desequilíbrio percebido.

2) Massagem Terapêutica – Um toque de energia

Pense em aproveitar a respiração, combater o stress, aliviar todas as tensões do dia e as já acumuladas, ao mesmo tempo em que previne doenças e oferece mais saúde ao seu caminho, e tranquilidade à sua volta. 

A Massagem Terapêutica possui ainda muitas outras características: desperta em quem recebe uma grande alegria interior, com uma enorme vontade de viver, isso juntamente com uma calma e carinho que se sente muito lá no coração, relaxando a mente e desfazendo bloqueios muito tempo esquecidos.

Com o uso de um óleo apropriado, a Massagem Terapêutica é idealmente aplicada em pacientes vestindo apenas trajes de banho. Quem aplica não se restringe ao uso das mãos, mas sua prática é feita também com os pés, punhos, cotovelos, joelhos e o auxílio de toalhas. Apesar de estranho o emprego dessas outras partes do corpo para a aplicação da massagem, há uma sensação extremamente agradável para quem a recebe.

Entretanto, como a Massagem Terapêutica faz também uma drenagem linfática e mexe muito com alongamento e reposicionamento de toda a estrutura ósseo-muscular, poderão existir locais com acúmulo de tensão, que invariavelmente levarão a uma sensação de dor. Mas, com toda a certeza, o resultado final é altamente favorável.

Como em qualquer outra técnica não podemos falar em quantidade de sessões para eliminarmos algum distúrbio específico. Cada pessoa reage de uma forma, bem como cada terapeuta tem o seu grau de seriedade e técnicas envolvidas juntamente com o trabalho que realiza. O importante é fazer sempre  uma avaliação dos resultados obtidos,  ao longo de um período. Independente disso, e de tempo, haverá sempre uma mudança positiva naquele que acabou por tomar contato com este tipo de tratamento. 

A Massagem terapêutica não tem contra-indicações, apenas alguns cuidados deverão ser tomados quando se tratar de pessoas idosas e grávidas (pois a pressão do toque é alterada) e de pessoas que tem alergia a certos tipos de óleos. No mais, é fechar os olhos e entrar no clima de harmonia com o Universo, pois com certeza,  seu corpo estará entrando em equilíbrio.

3) Shantala – Cuide bem do seu bebê.

Muito mais recente é a Shantala (massagem para bebês), que nada mais é que a Massagem Terapêutica feita em crianças.

Dela tomamos conhecimento através do Dr. F. Leboyer, obstetra francês que observou uma mãe massageando seu bebê. Encantado com a força do momento, batizou a sequencia de movimentos, com o nome daquela mulher: "Shantala". 

Leboyer trouxe o conceito para a Ocidente justamente porque se apaixonou com a forma de  como a massagem era feita, e com os resultados apresentados nos bebês: crianças calmas, com sono tranquilo, com aumento de resistência no organismo e um retorno psíquico muito positivo. Essa técnica é muito utilizada,  hoje em dia, também no Brasil, recebendo acolhida inclusive em berçários e creches do governo

4) Reflexologia – O mapa do corpo na sola dos pés.

Embora apenas um dos pontos dos principais meridianos chineses esteja na sola do pé, toda ela possui correspondência com as outras partes do corpo. Os chineses já conheciam e massageavam esses pontos reflexos há cerca de 5 mil anos. Pinturas do Antigo Egito de 2300 aC mostram que aquele povo também aplicava a técnica, conhecida pelo nome de reflexologia. 

Uma massagem adequada na sola dos pés, remove bloqueios  existentes e restaura o fluxo natural das energias. 

Um tratamento convencional de reflexologia começa com uma sondagem dos pés do paciente: através de movimentos  feitos para cima e para baixo, da rotação dos dedos e da fricção da pele, procuram-se protuberâncias que manifestem bloqueios energéticos. Segundo os terapeutas, essas protuberâncias poderiam ser comparadas a depósitos cristalinos sob a pele. Localizados esses pontos, a massagem se dedica então a dissolver estas protuberâncias, remetendo o material indesejável ao sistema escretor do organismo, que se encarrega de expeli-lo.

5) Ayuverda

Originária da India. Segue basicamente a orientação dos meridianos da acupuntura. A pressão é aplicada com as palmas das mãos. Procura estimular a circulação sanguinea e o funcionamento orgânico, com movimentos fortes sobre a pele. 

6) Quiroprática

De origem chinesa. Consiste em torções na coluna vertebral. Pode incluir, se necessário, manobras com pés, mãos e cotovelos. 

OBS: Para receber uma massagem, seja ela qual for, é sempre muito importante que se procure um profissional devidamente habilitado, pois movimentos errados podem causar sérios danos à sua saúde. 

 

 

| página inicial | voltar

 

 

 
 
inicial     conselho    terapias     glossário     cursos e palestras     filiação     notícias      contato
Copyright 2007 conselhoholisticopr.com.br, Todos os Direitos Reservados ®
Desenvolvido por Fatcho