Inicial
  O Conselho
  Terapias Alternativas
  Glossário
  Filiação
  Membros
  Cursos e Palestras
  Artigos
  Legislação
  Notícias
  Contato


Preencha seu e-mail e receba informativos do Conselho Holístico:
Email:

 

 

 

 
 

MEDICINA NATURAL - NATUROPATIA

Dentre as criações de Deus estão as quatro estações do ano.
Primavera - Verão - Outono - Inverno, cada uma com suas características próprias.
O homem que é um Micro Universo dentro do Macro Universo que é a Terra, também tem as suas fases, cada uma delas influindo em seu estado de espírito.
"Reflexão, Maturação, Convicção e Realização".
A medida que cuidamos melhor do nosso interior, tanto físico como espiritual e emocional, teremos melhores reflexos exteriores. Assim como quando cuidamos bem do solo podemos obter melhores frutos, sabemos que uma das melhores maneiras de nos sentirmos bem é fazermos um bom controle de nossa alimentação.
Portanto as alegrias que colhermos em nosso inverno, que serão refletidas, maturadas e nos darão a convicção da realização, estão diretamente ligadas à forma com que tratamos o nosso organismo.

"O homem foi feito por Deus para ser frugívero" e no entanto, com o passar dos tempos, foi se intoxicando de carne, principalmente a vermelha, gorduras, bebidas alcoólicas e gasosas, fumo, açúcar branco enfim, usando de um tipo de alimentação nociva e agressiva ao organismo.
O ambiente natural do homem vem sendo depauperado lentamente de uma forma mais acelerada nos últimos anos. A poluição do ar que respiramos, da água que bebemos, a intoxicação das terras que produzem nossos alimentos e o estresse caracteriza o momento atual.
A procura por alimentos naturais, integrais (pouco ou não processados) e isentos de aditivos químicos demonstra também a opção pela preservação da saúde orgânica, tão atacada pelas dietas desbalanceadas, ricas em calorias, mas pobres em nutrientes saudáveis e vitalizantes.
Os alimentos naturais - cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, frutas e verduras frescas e orgânicas, iogurtes, mel, açúcar não refinado, etc, nutrem e vitalizam o organismo, fornecendo-lhes todos os componentes necessários ao seu bom funcionamento, à recuperação e à manutenção da saúde.
Na Medicina Natural (Naturopatia), são tratados os órgãos e não as doenças em si.
Com os hábitos errados e a displicência do cotidiano, nossos órgãos do corpo são forçados a trabalhar mais do que o normal, principalmente o estômago, o coração, os rins e os intestinos. Sabemos também que existem os fatores emocionais que acarretam distúrbios em nosso organismo, mas que também aliados a esse fato existem os fatores funcionais e orgânicos. Mais de 90% dos casos de doenças são acarretados pela maneira errada com que nos alimentamos, as toxinas que ingerimos que se acumula e são espalhadas por todo o corpo humano e seus órgãos lentamente, lesando-os e causando as formações pútridas.
Podemos dizer que a figura mais importante, no desenvolvimento da Medicina Natural, foi Hipócrates, o filósofo grego considerado o "Pai da Medicina".
A base de sua escola filosófica era o VIS NATURA MEDICATRIX, ou seja, o poder de cura da própria natureza.
Acreditava que o organismo tem capacidade para curar a si próprio e que a doença só surge quando este mesmo organismo se debilita, entrando em desarmonia com a natureza. Entre os recursos empregados por Hipócrates estavam as plantas medicinais, o jejum, as águas minerais, os banhos, as dietas especiais e a utilização terapêutica dos minerais e dos cristais. Ele foi o precursor da sauna, dos banhos de vapores de hidroterapia e da alimentação natural. A desintoxicação, a depuração e a tonificação eram técnicas indiretas de trata-lo, pois Hipócrates, geralmente não se dedicava a um sintoma específico ou apenas à região afetada, mas sim a todo o organismo. Vendo o paciente de maneira global e tratando o organismo como um todo, acabava também atingindo a parte doente.
Sua Técnica é hoje usada com amplas vantagens pelos adeptos da Medicina Natural Holística.
A compreensão de que o homem é um micro-consumo, retrato fiel do macrocosmo representado pela natureza em toda a sua força e exuberância, determina a busca da reharmonização do homem com seu manancial cósmico.
Com seus métodos suaves, técnicas terapêuticas simples e recursos inusitados para diagnosticar a Medicina Natural, não é apenas um sistema de cura ou de tratamento, mas uma forma extremamente eficaz de prevenir doenças. Ela complementa a medicina tradicional, aliando o conhecimento antigo à ciência médica atual.

Técnicas adotadas pela Medicina Natural

Ortotrofia (nutrição natural)
Kinesiterapia (exercícios)
Hidroterapia (água)
Helioterapia (sol)
Dietoterapia (temperança)
Aeroterapia (ar)
Clinoterapia (repouso)
Geoterapia (argila)
Fitoterapia (ervas)

 

 

| página inicial | voltar

 

 

 
 
inicial     conselho    terapias     glossário     cursos e palestras     filiação     notícias      contato
Copyright 2007 conselhoholisticopr.com.br, Todos os Direitos Reservados ®
Desenvolvido por Fatcho