Inicial
  O Conselho
  Terapias Alternativas
  Glossário
  Filiação
  Membros
  Cursos e Palestras
  Artigos
  Legislação
  Notícias
  Contato


Preencha seu e-mail e receba informativos do Conselho Holístico:
Email:

 

 

 

 
 

QUIROMANCIA - UM ORÁCULO ANATÔMICO

Conhecer e respeitar os sinais da natureza é fundamental para garantir a segurança e a sobrevivência. Quem gostaria de fazer uma viajem turística ao Afeganistão nos dias atuais? Os sinais apontam, tempestade nas montanhas. Quem se atreveria a desrespeitar um sinal de perigo? No mínimo devemos agir com bom senso e ficar atentos, cautelosos e se possível evitar o risco eminente e desnecessário.
O nosso corpo é como o planeta Terra, uma nave galáctica que transporta almas viventes, apresentando sinais e registros indeléveis de sua constituição e dos acontecimentos existenciais. Um arqueólogo quando busca evidências, às encontra registradas no próprio corpo da terra. Quando manifestamos a nossa existência individual, registramos energéticamente os acontecimentos no nosso cérebro e esse por sua vez registra fisicamente em nossas células, esses registros são a bagagem de nossa existência e o contra ponto de nossa reação.


Cada detalhe das mãos nosdão importantes evidencias de como são registrados os acontecimentos, e vai mais além, é capaz de armazenar e descrever os nossos conteúdos mais íntimos, permitindo descortinar os velhos axiomas 'assim com é encima é em baixo', 'conheça ti a ti mesmo e veras refletido o universo em ti'.
A quiromancia nos propõe um mapa individual, descrevendo cada camada e dimensão de nossa constituição, não havendo um espaço si quer sem informação ou referência. Os dedos, que são como antenas captadoras e transmissoras de energia nos informa como nos manifestamos e relacionamos com o poder e a capacidade de expansão (dedo indicador), a maturidade e a capacidade de realização (dedo Médio), a auto-estima e a auto-imagem (dedo anelar), os níveis de comunicação (dedo mínimo) e com a afetividade, o desejo e a vontade (dedo polegar); a palma contêm mais informações, descritas nas características constitucionais como a sua temperatura, umidade, coloração, flexibilidade dos tendões e ligamentos, tonos musculares. Os ícones gráficos espalhados por toda palma revelam registros significativos de nosso caráter e personalidade; as linhas nos informam os resultados de nossas ações interdependentemente ligada ao continum do tempo.
Ao observarmos um adolescente estalar as articulações dos dedos, não percebemos a sua necessidade inconsciente de captar e irradiar energias mentais e físicas que possam ser manifestas e incorporadas ao seu comportamento de auto-realização.
O paradigma monástico que superenfatiza a mente e que considera o corpo um fardo incômodo pode revelar um conflito entre o materialismo e o espiritualismo, como se ambas não estivessem interdependentemente ligadas e fazendo parte da mesma realidade. A ciência já provou que a mente pode reverter ou criar estados doentios, mas é fato que os nossos pensamentos e sentimentos são ao mesmo tempo, sensações físicas. Os processos de pensar e sentir são inseparáveis das atividades químicas e elétricas do cérebro e do sistema nervoso, assim como as demais estruturas corporais que os acompanham músculos, vísceras, circulação sangüínea, etc.
Sendo a relação mente e corpo interdependente e interatuante, poderemos encontrar na quiromancia referências que comprovam uma imagem de quem e como somos.
É muito comum perguntar que mão deve ser analisada, a resposta é simples, as duas, mas as justificativas podem parecer complexas. Fisiologicamente o nosso cérebro parece ser totalmente dividido em dois, o hemisfério cerebral direito e o hemisfério cerebral esquerdo, mas ainda apresenta em seu interior um corpo único chamado de corpo caloso, os hemisférios possuem muitas funções e atividades e entre elas encontramos as áreas de controle sensorial e a dominância da lateralidade, nas áreas sensoriais o tato ocupa 60% de sua capacidade e para as mãos 40% desse total, aqui reconhecemos a importância que as mãos representam no conjunto sensorial do tato; já na lateralidade observamos uma curiosidade, que chamo simbolicamente de a busca pela integração da unidade mente e corpo, o hemisfério esquerdo do cérebro domina e comanda o lado direito do corpo e o hemisfério direito do cérebro comanda o lado esquerdo. Essa lateralidade já pode ser comprovada pela ciência e afirma que o hemisfério cerebral esquerdo está ligado ao raciocínio lógico, concreto, racional e realizador, já o hemisfério cerebral direito está sintonizado com o raciocínio abstrato, intuitivo, emocional e idealista.
Observando a importância da lateralidade, fica claro que cada mão apresenta conteúdos aparentemente distintos para o conjunto conceptual do ser, sendo imprescindível analisar as duas mãos para podermos compreender o ser como um todo. Que valor teria uma moeda com apenas uma face?
Ao longo da história da quiromancia, os pesquisadores de varias culturas criaram diagramas que facilitam o aprendizado, apresentando áreas distintas contendo conceitos simbólicos que mesmo no futuro ainda teremos assuntos a descobrir. Essas áreas conceituais podem ser divididas em físicas, mentais, emocionais e espirituais.
O objetivo da quiromante é chegar a uma conclusão, integrando esses planos de manifestação respeitando os valores psicológicos, culturais e a capacidade de mutação do indivíduo, facilitando a compreensão de seus conteúdos e otimizando seus potenciais para que a auto-realização seja consciente e uma constante em sua jornada evolutiva.

 

| página inicial | voltar

 

 

 
 
inicial     conselho    terapias     glossário     cursos e palestras     filiação     notícias      contato
Copyright 2007 conselhoholisticopr.com.br, Todos os Direitos Reservados ®
Desenvolvido por Fatcho