Inicial
  O Conselho
  Terapias Alternativas
  Glossário
  Filiação
  Membros
  Cursos e Palestras
  Artigos
  Legislação
  Notícias
  Contato


Preencha seu e-mail e receba informativos do Conselho Holístico:
Email:

 

 

 

 
 

WICCA: A Resposta Holística ao Desafio do Presente

Muita gente procura hoje a Wicca, a maior dentre as religiões da terra da atualidade. O que são as Religiões da Terra? São aquelas formas de vivenciar a espiritualidade e a ligação com a Divindade chamada genericamente de paganismo.
Quando se ouve falar que alguém é pagão, a maioria ainda pensa em algo negativo. Pagão é um ser "não batizado" , um "ateu" , ou pior, no imaginário popular alimentando por muitas igrejas radicais, um "adorador do demônio".


Nada mais falso e desprovido de embasamento. Quando você ouvir que alguém é pagão, lembre que a palavra vem de "paganus", o habitante dos campos, ou seja, a religiosidade dos que vivem da terra e a cultivam. A forma de religião escolhida por pessoas que acreditam que a vida é, ela mesma, em sua dimensão divina, a resposta para a busca da humanidade.
Falei, em artigos anteriores, sobre a espiritualidade pagã . Falarei hoje um pouco mais sobre Wicca, a forma de religião que professo.
A Wicca é a Religião da Deusa, embasa-se essencialmente no culto ao divino feminino. Se a idéia de uma Deusa parece estranha a você só por isso já se percebe o quanto da sabedoria e crença da espécie humana na antiguidade se perdeu e foi deturpada.
A Grande Mãe, a Criadora do Universo foi a primeira noção de divindade do homem pre-histórico. A Terra, a natureza, tudo era identificado com um ser feminino, que criava, cuidava e depois recebia os mortos em seu seio à espera do renascimento.
Podemos dizer hoje que a Divindade foi identificada como uma Deusa desde 80.000 anos. A divindade exclusivamente masculina foi difundida pela mitologia judaico-cristã e tem pouco mais que 4.000 anos.
A Wicca celebra a Deusa e seu Consorte, chamado de Deus Cornífero, o Senhor dos Animais e das Coisas Selvagens. A união de ambos gerou e gera todos os dias a realidade e o Universo, Universo esse que é o próprio Corpo da Deusa, que tudo abrange. Eu, você, nossos computadores, as estrelas, os rios, os vulcões e as geleiras, os animais, as plantas e as pedras... Tudo isso forma o corpo da Grande Mãe. Torna-se assim, fácil perceber porque para nós wiccanianos "Tudo o Que Existe é Sagrado".
Muita gente ao saber que sou uma bruxa wiccaniana me pergunta: "Mas você é uma bruxa do bem ou do mal ?".
Para nós, essa visão maniqueísta - que torna o mundo um palco de forças do bem em luta permanente contra o mal - é irreal.
O Universo, a Deusa contém em si tudo, portanto contém os elementos que cada indivíduo chama de bem ou mal. Citando Richard Bach, em seu livro Ilusões: "O que a lagarta chama de fim de mundo o Mestre chama de borboleta".
O que nos cabe é lutar e buscar o equilibrio dentro de nós , para que o todo alcance equilibrio cada vez maior.
Sendo tudo sagrado e tudo ligado, o que cada um de nós faz afeta todo o Corpo da Deusa. Assim, devolvo a pergunta que me fazem: pode uma bruxa wiccaniana, acreditando nessa ligação intrínseca de tudo, fazer conscientemente o mal ? O mal feito a alguém afeta o equilíbrio do todo. Além disso, a/o bruxa/o wiccaniana/o ao se iniciar (ato pelo qual ela se torna uma sacerdotisa ou sacerdote) se submete voluntariamente ao que chamamos Lei Tríplice: tudo o que fizermos nos volta triplicado. Isso é assumido como um lembrete de que quem tem acesso ao poder dos deuses tem mais responsabilidades no seu uso adequado.
Por tudo isso, a Wicca só tem uma lei: 'Faze o que quiseres, se a ninguém prejudicares.'
Sendo uma religião libertária e não dogmática, com essas regras simples a nortearem sua unidade, a Wicca tem formas de expressões muito diversas, e representadas em suas diferentes Tradições, bem como na espiritualidade diversificada das/os bruxas/os solitárias/os.
Há muitos anos o conceito de espiritualidade vem se universalizando. Cunhou-se a palavra holismo para significar o desenvolvimento espiritual global, compreendendo mente, corpo, alma e presença no mundo. A visão holística de religiosidade se encaminha cada vez mais para uma interpretação individual do viver a dimensão do sagrado.
Muito comum é escutarmos: "Não agüento os dogmas e imposições das religiões tradicionais". As pessoas querem buscar a dimensão espiritual, mas querem fazer isso sem viver culpas, regras, ameaças e obrigações que crêem desprovidas de sentido. Ao mesmo tempo, difundem-se as noções de que a Terra é sagrada, que temos que dela cuidar. Desenvolvem-se os anseios de paz, de uma espiritualidade leve, livre, direcionada para a alegria de estar vivo e celebrar a vida.
Isso é a Wicca, a bruxaria moderna, surgida na década de 50 na Inglaterra. Uma religião nova, porém inspirada nas mais antigas religiões que a espécie humana já praticou.
Vejo a Wicca como uma resposta aos anseios dos que buscam um viver holístico. Muito se falou nas últimas décadas nas religiões tradicionais sobre o afastamento das pessoas de Deus. Não cremos nisso. As pessoas têm sede do sagrado, as pessoas buscam o Mistério. O que elas desejam é fazê-lo com um sorriso nos lábios e não culpa e remorsos no coração...
Wicca é a religião da liberdade. Wicca é a religião da alegria e da celebração da vida. Todos os nossos rituais são celebrações, tudo isso seguindo a orientação da Deusa que nos fala: "Todos os atos de amor e prazer são meus rituais".
Que a Deusa que Canta em Todas as Coisas e o Senhor da Dança Espiral do êxtase abençoem a todos!

| página inicial | voltar

 

 

 
 
inicial     conselho    terapias     glossário     cursos e palestras     filiação     notícias      contato
Copyright 2007 conselhoholisticopr.com.br, Todos os Direitos Reservados ®
Desenvolvido por Fatcho